“Alô Trabalho” realiza mais de 1,7 milhão de atendimentos no 1º semestre
Canal telefônico do Ministério do Trabalho e Emprego orienta sobre direitos e serviços trabalhistas em todo o país.
06/08/2025
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A Central “Alô Trabalho”, do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), realizou mais de 1 milhão e 700 mil atendimentos no primeiro semestre de 2025. O serviço, acessado pelo telefone 158, oferece informações sobre abono salarial, seguro-desemprego, carteira de trabalho digital e outros temas trabalhistas.

A maior parte das ligações veio de trabalhadores, que representaram 71% do total. As principais dúvidas foram sobre o abono salarial, com quase 50% dos atendimentos; seguido por seguro-desemprego e carteira digital.

O canal também atende empregadores por e-mail. Entre janeiro e junho, foram mais de 5 mil atendimentos por esse meio. A maioria tratou do Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho (SESMT). Em seguida, vieram o Sistema de Comunicação Prévia de Obras (SCPO) e o Domicílio Eletrônico Trabalhista (DET).

O serviço funciona em todo o país. As ligações para o telefone 158 são gratuitas de telefones fixos. Já as chamadas por celular seguem a tarifa da operadora. O atendimento pode ser automatizado ou feito por atendentes.

Da Agência Rádio Gov, em Brasília, Dilson Santa Fé