A Central “Alô Trabalho”, do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), realizou mais de 1 milhão e 700 mil atendimentos no primeiro semestre de 2025. O serviço, acessado pelo telefone 158, oferece informações sobre abono salarial, seguro-desemprego, carteira de trabalho digital e outros temas trabalhistas.
A maior parte das ligações veio de trabalhadores, que representaram 71% do total. As principais dúvidas foram sobre o abono salarial, com quase 50% dos atendimentos; seguido por seguro-desemprego e carteira digital.
O canal também atende empregadores por e-mail. Entre janeiro e junho, foram mais de 5 mil atendimentos por esse meio. A maioria tratou do Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho (SESMT). Em seguida, vieram o Sistema de Comunicação Prévia de Obras (SCPO) e o Domicílio Eletrônico Trabalhista (DET).
O serviço funciona em todo o país. As ligações para o telefone 158 são gratuitas de telefones fixos. Já as chamadas por celular seguem a tarifa da operadora. O atendimento pode ser automatizado ou feito por atendentes.
Da Agência Rádio Gov, em Brasília, Dilson Santa Fé