O desmatamento na Amazônia registrou o segundo menor índice da série histórica, segundo dados divulgados, nesta quinta-feira (7), pelo sistema Deter do Inpe, o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais. De agosto de 2024 a julho de 2025, foram 4.495 km² sob alerta de desmatamento.
Também houve queda de 8% no corte raso da floresta, sem o uso do fogo — o menor já registrado. Os dados mostram, ainda, redução nos alertas de desmatamento de 20,8% no Cerrado e de 72% no Pantanal.
Rondônia e Pará reduziram o desmatamento na Amazônia. Já Mato Grosso e Amazonas tiveram aumento, por causa dos incêndios, segundo o Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima. No Cerrado, Maranhão e Minas Gerais lideraram a redução.
A pasta também reforçou que o objetivo do governo é zerar o desmatamento até 2030. E destacou que o combate ao desmatamento também exige ações globais contra o aquecimento do planeta.
Nos últimos 12 meses, o Ibama aplicou mais de R$ 2 bilhões em multas e embargou 5 mil km² de áreas. Foram quase 10 mil fiscalizações só na Amazônia.
Com supervisão de Ana Gabriella Sales, da Agência Rádio Gov, em Brasília, Estefania Lima.