Aberto período de adesão ao Novo Pronacampo
Nova Política Nacional de Educação do Campo, das Águas e das Florestas é considerada uma conquista histórica na construção democrática de políticas de educação, e busca garantir que povos indígenas, quilombolas, ribeirinhos, agricultores e comunidades tradicionais tenham acesso a uma educação de qualidade, perto de onde vivem. Adesões podem ser feitas até 30 de setembro.
29/08/2025
|
09:59
compartilhar notícia
Ouça na íntegra:
Download
transcrição

Está aberto o período de adesão ao Novo Pronacampo, a Política Nacional de Educação do Campo, das Águas e das Florestas. O programa é um marco para garantir que povos indígenas, quilombolas, ribeirinhos, agricultores e comunidades tradicionais tenham acesso a uma educação de qualidade, perto de onde vivem.

As redes de ensino têm até o dia 30 de setembro para aderir, assinando um termo de compromisso no sistema Sistema Integrado de Monitoramento Execução e Controle (Simec), do Ministério da Educação. O governo também disponibilizou um guia para ajudar os gestores nesse processo.

De acordo com o governo federal, o Novo Pronacampo busca assegurar escolas estruturadas, professores preparados e permanência dos estudantes no campo, evitando que precisem se deslocar longas distâncias ou abandonar os estudos.

Hoje, mais de 48 mil escolas do campo atendem um quarto das matrículas da educação básica no país. Mas, segundo o Ministério da Educação, ainda existem desafios: muitas turmas são multisseriadas, professores sem formação adequada e jovens que não conseguem concluir o ensino fundamental.

Da Agência Rádio Gov, em Brasília, Lademir Filippin