Na madrugada desta sexta-feira (14), celulares Android receberam alertas de terremoto no litoral de São Paulo. As notificações foram enviadas pelo Google e assustaram moradores do Rio de Janeiro, São Paulo e Minas Gerais.
Mas a Rede Sismográfica Brasileira, coordenada pelo Observatório Nacional, informou que nenhum terremoto foi detectado na região. Portanto o alerta emitido para o sistema Android foi falso.
A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) foi notificada sobre o envio dos alertas e esclareceu que eles não foram emitidos pelas prestadoras de telecomunicações ou pelo Sistema Nacional de Defesa Civil. Assim, não se confundem com mensagens encaminhadas pelo Defesa Civil Alerta. Tais alarmes, segundo a Anatel, foram enviados diretamente pelo Google para dispositivos com sistema Android.
Diante do impacto causado na população, a Anatel instaurou um processo administrativo e em caso de qualquer irregularidade, a Agência afirmou que adotará as providências adequadas junto à empresa responsável, para impedir novos episódios de alarmes falsos e preservar a credibilidade do Defesa Civil Alerta perante a sociedade.
Para informações oficiais da Rede Sismográfica Brasileira acesse gov.br/observatorio.
Com supervisão de Ana Gabriella Sales, da Agência Rádio Gov, em Brasília, Estefania Lima.