Anater lança chamada para ampliar assistência técnica a famílias rurais
Programa vai beneficiar agricultores familiares e comunidades tradicionais do Centro-Oeste, Sul e Sudeste. Investimento total será de R$ 31 milhões.
31/03/2025
|
10:51
compartilhar notícia
Ouça na íntegra:
Download
transcrição

A Agência Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural (Anater) abriu chamada pública para selecionar entidades que vão prestar serviços no programa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater), do Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA). A iniciativa vai atender 8.850 famílias das regiões Centro-Oeste, Sul e Sudeste ao longo de 15 meses, com um investimento de R$ 31 milhões.

Os beneficiários incluem agricultores familiares, pescadores artesanais, quilombolas, indígenas, assentados da reforma agrária e participantes do Programa Nacional de Crédito Fundiário (PNCF). As famílias vão ser distribuídas em 25 lotes.

Entidades interessadas podem enviar propostas entre 15 e 28 de abril pelo Sistema de Gestão de Ater (SGA), no site da Anater. Se não houver pedido de impugnação, o prazo começa em 8 de abril. Cada instituição pode concorrer a até dois lotes.

A chamada pública exige que pelo menos 50% dos beneficiários sejam mulheres e 20% jovens. Também determina que metade das equipes contratadas seja feminina. Atualmente, cinco chamadas de Ater estão em execução, atendendo 27 mil famílias em todas as regiões do país.

Da Agência Rádio Gov, em Brasília, José Carlos Andrade