CGU e PF deflagram terceira fase da Operação Overclean
Ação cumpre mandados em quatro capitais para desarticular organização criminosa suspeita de atuar em fraudes licitatórias, desvio de recursos públicos, corrupção e lavagem de dinheiro.
03/04/2025
|
15:33
compartilhar notícia
Ouça na íntegra:
Download
transcrição

A Controladoria-Geral da União (CGU) e a Polícia Federal (PF) deflagraram, nesta quinta-feira (3), a terceira fase da Operação Overclean. O objetivo é desarticular uma organização criminosa suspeita de atuar em fraudes licitatórias, desvio de recursos públicos, corrupção e lavagem de dinheiro.

A operação acontece em Salvador, São Paulo, Belo Horizonte e Aracaju. Ao todo, 16 mandados de busca e apreensão e um afastamento cautelar de um servidor público foram expedidos pelo Supremo Tribunal Federal.

De acordo com a investigação, o grupo desviava recursos públicos, principalmente do Departamento Nacional de Obras Contra as Secas. O esquema incluía emendas parlamentares e convênios com empresas e indivíduos ligados a administrações municipais, usando contratos superfaturados.

As investigações também indicam que cerca de R$ 1,4 bilhão foram movimentados ilegalmente.

A CGU reforça que qualquer pessoa pode denunciar irregularidades pelo site falabr.cgu.gov.br. A denúncia pode ser feita de forma anônima.

Com supervisão de Ana Gabriella Sales, da Agência Rádio Gov, em Brasília, Estefania Lima.