Cenipa vai investigar causas de queda de avião em Ubatuba (SP)
Avião que caiu nesta quinta-feira (8) estava com 5 pessoas a bordo. O piloto da aeronave morreu. Agora, o Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA) vai investigar as causas do acidente.
09/01/2025
|
18:01
compartilhar notícia
Ouça na íntegra:
Download
transcrição

Uma aeronave de pequeno porte caiu e explodiu na orla da praia do Cruzeiro, próximo à pista de skate, em Ubatuba, litoral norte paulista, na manhã desta quinta-feira. Segundo informações da Prefeitura de Ubatuba, cinco pessoas estavam no avião, dentre elas, três adultos e duas crianças. 

 

O piloto, que ficou preso às ferragens, não resistiu aos ferimentos e faleceu no local. As outras quatro pessoas foram resgatadas com vida e encaminhadas para a Santa Casa de Ubatuba. Uma mulher que passava pela região e tentou fugir do acidente torceu o pé e também foi hospitalizada. 

 

A Rede VOA, concessionária que administra o Aeroporto de Ubatuba, informou que a aeronave saiu do Aeroporto Municipal de Mineiros, em Goiás, e tentou pousar em Ubatuba em condições meteorológicas adversas, com chuva e pista molhada. Após ultrapassar a pista, a aeronave atravessou o alambrado e atingiu uma mulher e uma criança, que estão fora de perigo. 

 

Em nota, o Cenipa, Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos, informou que investigadores do Quarto Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (SERIPA IV) estão no local para realizar a Ação Inicial da investigação. Essa etapa inclui a coleta de dados, preservação de elementos do acidente e análise dos danos causados pela aeronave. 

 

A nota afirma ainda que a conclusão dessa investigação terá o menor prazo possível, dependendo sempre da complexidade da ocorrência e, ainda, da necessidade de descobrir os possíveis fatores contribuintes.

 

Com supervisão de Raquel Mariano, da Agência Rádio Gov, em Brasília, Estefania Lima