O curso de extensão “Transformação do Território das Favelas e Periferias” abriu uma nova turma após bater recorde de inscrições. Promovido pela Secretaria Nacional de Periferias, do Ministério das Cidades, em parceria com o Centro de Estudos da Favela (Cefavela/Fapesp) e a Universidade Federal do ABC (UFABC), o curso é gratuito e online.
A primeira turma, com início em 25 de agosto, recebeu mais de 400 inscrições. Para atender à demanda, foi criada uma segunda turma, com 200 vagas, que começa em setembro.
Com 88 horas de carga horária distribuídas em 11 semanas, o curso é voltado para ONGs, assessorias técnicas e lideranças comunitárias que participaram do Prêmio Periferia Viva. O objetivo é debater políticas públicas e estratégias para atuação nos territórios periféricos.
A formação é dividida em cinco módulos. Os temas incluem urbanização brasileira, acesso a dados sobre as favelas, dinâmicas territoriais, políticas públicas como o PAC Periferia Viva e metodologias de participação popular.
Da Agência Rádio Gov, em Brasília, Dilson Santa Fé