O presidente Luiz Inácio Lula da Silva assinou um decreto que institui a nova Estratégia Nacional de Cibersegurança, a E-Ciber. Segundo o Planalto, o objetivo é fortalecer a proteção de cidadãos, empresas e instituições públicas contra ameaças digitais. A medida foi publicada no Diário Oficial da União desta terça-feira (5).
O plano tem quatro eixos temáticos: proteção e conscientização da sociedade; segurança e resiliência de serviços essenciais e infraestruturas críticas; cooperação e integração entre órgãos públicos e privados; e soberania nacional e governança.
A estratégia inclui ações como campanhas para uso seguro da internet, principalmente entre crianças, idosos e pessoas vulneráveis. Também prevê capacitação de professores e inclusão de temas de cibersegurança nas escolas.
Outra prioridade é aumentar a segurança de redes e sistemas usados em áreas críticas, além de incentivar empresas a adotarem padrões mínimos de proteção contra ataques virtuais.
A coordenação da estratégia será feita pelo Comitê Nacional de Cibersegurança, com participação de órgãos públicos e representantes da sociedade.
Com supevisão de Ana Gabriella Sales, da Agência Rádio Gov, em Brasília, Estefania Lima.