A Defesa Civil Nacional está mobilizada para apoiar os estados mais afetados pelas chuvas intensas, que atingem grande parte do país. Equipes do Grupo de Apoio a Desastres (Gade) foram enviadas, nesta quarta-feira (15), para os municípios de Ipatinga, em Minas Gerais; Vitória, no Espírito Santo; e cidades do sul da Bahia.
Segundo o Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional, até agora, oito técnicos já foram confirmados na missão e outros estão sendo escalados. O objetivo, de acordo com o ministério, é auxiliar os municípios no reconhecimento federal de situação de emergência, na elaboração de planos de trabalho e em outras demandas.
Até terça-feira, foram registradas 25 mortes em Minas Gerais e 14 em São Paulo por causa das chuvas. Na divisa do Tocantins com o Maranhão, foram registradas mais 14 mortes e, em Sergipe, três, após parte de uma rodovia se romper.
A Defesa Civil Nacional realiza monitoramento 24 horas por dia e já opera em nível de alerta laranja, o que indica riscos de desastres em diversas regiões do país.
O Inmet, Instituto Nacional de Meteorologia, reforça a previsão de mais chuvas para os próximos dias em várias partes do país.
Com supervisão de Raquel Mariano, da Agência Rádio Gov, em Brasília, Estefania Lima