O número de indígenas inscritos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025 cresceu quase 90% em relação a 2022. Este ano, são mais de 37 mil participantes autodeclarados indígenas, contra cerca de 20 mil três anos atrás, segundo o Ministério da Educação.
Boa parte desses candidatos — mais de 16 mil — está concluindo o ensino médio agora, o que mostra que mais jovens indígenas estão se preparando para ingressar no ensino superior.
O Amazonas lidera as inscrições, seguido de Pernambuco e Bahia. As provas do Enem vão ser aplicadas nos dias 9 e 16 de novembro em todo o país. Mas, nas cidades de Belém, Ananindeua e Marituba, no Pará, o exame será nos dias 30 de novembro e 7 de dezembro, por causa da Conferência do Clima da ONU, a COP30.
O Enem é a principal porta de entrada para universidades públicas e privadas, além de programas como o Sistema de Seleção Unificada (Sisu), Programa Universidade para Todos (Prouni) e financiamentos estudantis, além de processos seletivos no Brasil e em instituições portuguesas conveniadas.
Da Agência Rádio Gov, em Brasília, Lucilly Araújo