O Ministério da Justiça e Segurança Pública lançou nesta quarta-feira (23) um edital para selecionar projetos voltados ao enfrentamento do tráfico de crianças e adolescentes. A iniciativa é para as instituições federais de ensino superior, que têm até o dia 20 de agosto para enviar as propostas.
De acordo com o órgão, o objetivo é formar um banco de projetos com validade de até 36 meses para apoiar ações estratégicas contra esse tipo de crime. Os projetos devem se encaixar em um dos quatro eixos temáticos: diagnóstico, prevenção, proteção às vítimas e articulação interinstitucional.
A previsão inicial é de um investimento de R$ 200 mil ainda em 2025. As propostas devem ser enviadas por e-mail e precisam ter, no máximo, 15 páginas, seguindo o modelo do edital publicado no Diário Oficial da União. A seleção será feita em duas etapas e o resultado final está previsto para 24 de setembro.
A ação está alinhada ao IV Plano Nacional de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas e também integra a estratégia Crescer em Paz, além de atender a compromissos assumidos pelo Brasil na Agenda 2030 da ONU.
Da Agência Rádio Gov, em Brasília, Claudimário Carvalho.