Lei de Cotas faz 34 anos com mais de 63 mil contratações em 2025
No aniversário de 34 anos da Lei de Cotas, dados do governo mostram avanços na inclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho formal.
24/07/2025
|
14:20
compartilhar notícia
Ouça na íntegra:
Download
transcrição

O governo federal divulgou que a Lei de Cotas completa 34 anos, nesta quinta-feira, 24 de julho, com resultados expressivos na inclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho. Segundo informações, só nos primeiros seis meses de 2025, mais de 63 mil pessoas com deficiência ou reabilitadas pela Previdência Social foram contratadas no país.

De acordo com o Ministério do Trabalho e Empregos, a maioria das admissões ocorreu na Região Sudeste, seguida pelas regiões Sul, Nordeste, Centro-Oeste e Norte. Cerca de 94% dessas contratações foram feitas por empresas obrigadas a cumprir a legislação, o que reforça a importância da lei para abrir portas e combater a exclusão.

O ministério informou que desde 2009, mais de 139 mil fiscalizações foram realizadas, resultando na contratação de mais de 537 mil trabalhadores com deficiência. Em 2024, quase 7 mil auditorias resultaram em mais de 27 mil admissões. Mesmo assim, apenas 53% das vagas, previstas pela Lei de Cotas, estão preenchidas.

Na projeção do Ministério, ficou estabelecido como meta, dentro do Plano Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência, garantir pelo menos 120 mil contratações até 2028. A população pode acompanhar o cumprimento da lei por meio da Certidão de Regularidade, através do site certidoes.sit.trabalho.gov.br.

 Da Agência Rádio Gov, em Brasília, Claudimário Carvalho.