Governo adota medidas de prevenção contra a gripe aviária
O governo federal suspendeu eventos e criação de aves ao ar livre para prevenir gripe aviária. A ação visa mitigar o risco de ingresso e disseminação da doença na avicultura comercial.
28/03/2025
|
09:48
compartilhar notícia
Ouça na íntegra:
Download
transcrição

O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) suspendeu eventos com aglomeração de aves e a criação de aves ao ar livre como medida preventiva contra a gripe aviária.

Conforme orientações da Secretaria de Defesa Agropecuária, a decisão visa proteger a avicultura comercial diante do risco de reingresso da doença no Brasil, devido a novos focos registrados na América do Sul.

A suspensão vale por 180 dias, podendo ser prorrogada, e flexibilizações só devem ocorrer com autorização do Serviço Veterinário Estadual.

Uma missão argentina realizou uma auditoria esse mês no Sistema Brasileiro de Defesa Agropecuária. De acordo com o governo federal, o objetivo seria avaliar as garantias oferecidas pelo serviço veterinário oficial do país na prevenção de doenças que afetam aves.

A auditoria também verificou as ações de contingência, caso algum foco venha a ser registrado no país. O Brasil costuma receber missões internacionais para essas avaliações, que ajudam a abrir mercados ou evitar a suspensão de exportações em caso de ocorrência dessas doenças.

Da Agência Rádio Gov, em Brasília, Lucilly Araújo