O governo federal tem buscado reforçar políticas públicas para atender pessoas com Transtorno do Espectro Autista. Algumas medidas incluem a criação de salas multissensoriais em agências do INSS e aeroportos, melhorias no Benefício de Prestação Continuada (BPC) e investimentos na Rede de Cuidados à Pessoa com Deficiência.
O governo destaca o Programa de Acolhimento ao Passageiro com Autismo, que prevê 20 salas de apoio em aeroportos para reduzir estímulos sensoriais e proporcionar um ambiente mais confortável. Informa que no INSS, espaços adaptados já começaram a ser instalados para atender segurados com autismo e, onde não há estrutura física, kits itinerantes estão sendo utilizados.
De acordo com dados do Planalto, houve reajustes de até 35% para os Centros Especializados em Reabilitação que atendem autistas, além de um incentivo adicional de 20% no custeio dessas unidades. O governo revisou regras do BPC, para assegurar que autistas, mesmo com deficiência leve, possam ter acesso ao benefício, desde que atendam aos critérios de renda.
Da Agência Rádio Gov, em Brasília, Claudimário Carvalho.