Governo cria política nacional para enfrentar o HPV e prevenir cânceres
Nova lei fortalece ações de prevenção, diagnóstico e tratamento da infecção por HPV, vírus associado a diversos tipos de câncer.
23/07/2025
|
14:20
compartilhar notícia
Ouça na íntegra:
Download
transcrição

O governo federal instituiu nesta quarta-feira (23) a Política Nacional de Enfrentamento da Infecção por HPV, o Papilomavírus Humano. A iniciativa foi oficializada com a publicação da Lei nº 15.174 no Diário Oficial da União e assinada pelo presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, e ministros de áreas da saúde, direitos humanos, mulheres e planejamento.

Segundo o Governo, o HPV é a infecção sexualmente transmissível mais comum no mundo. Alguns dos mais de 200 tipos do vírus estão ligados ao desenvolvimento de cânceres como o de colo do útero, pênis, ânus, boca e garganta. A principal forma de prevenção continua sendo a vacina, oferecida gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS), além do uso de preservativos.

O Planalto informou que a nova política reúne ações preventivas, como vacinação e educação em saúde, além de medidas diagnósticas — como exames clínicos, citologia, biópsias e testes moleculares — e tratamentos, tanto domiciliares quanto ambulatoriais. Também está previsto o acompanhamento clínico dos parceiros das pessoas infectadas.

Entre as diretrizes estão a integração entre órgãos públicos, a divulgação das formas de prevenção e o incentivo à pesquisa sobre o vírus. A maioria das infecções por HPV não apresenta sintomas e tende a desaparecer sozinha em até dois anos. Ainda assim, em pessoas com imunidade baixa, o vírus pode causar lesões e evoluir para casos mais graves.

Da Agência Rádio Gov, em Brasília, Claudimário Carvalho.