Governo paga 2ª parcela de auxílio a afetados por rompimento em Mariana
Trata-se da segunda parcela do Programa de Transferência de Renda para agricultores familiares (PTR Rural) e pescadores artesanais (PTR Pesca) atingidos pelo rompimento da barragem do Fundão, em Mariana. Mais de 35 mil pessoas em Minas Gerais e Espírito Santo recebem benefício do Programa de Transferência de Renda, parte do Novo Acordo do Rio Doce.
11/08/2025
|
13:43
compartilhar notícia
Ouça na íntegra:
Download
transcrição

O governo federal iniciou, nesta segunda-feira (11), o pagamento da segunda parcela do Programa de Transferência de Renda para agricultores familiares (PTR Rural) e pescadores artesanais (PTR Pesca) atingidos pelo rompimento da barragem do Fundão, em Mariana. São mais de 13 mil agricultores e 22 mil pescadores beneficiados em 49 municípios de Minas Gerais e Espírito Santo. Em alguns casos, novos beneficiários recebem a primeira e a segunda parcelas juntas.

Segundo informações da Secretaria de Comunicação Social do governo federal, o auxílio previsto para durar quatro anos soma R$ 3,7 bilhões e faz parte do Novo Acordo do Rio Doce, que destina R$ 132 bilhões a ações de reparação e compensação. Cada beneficiário recebe um salário mínimo e meio por mês durante até 36 meses e, depois, um salário mínimo mensal por mais 12 meses. A execução é feita pelos ministérios do Desenvolvimento Agrário e da Pesca, com pagamento pela Caixa Econômica Federal.

O acordo, firmado entre o governo federal, estados, municípios e as empresas responsáveis pela barragem, também prevê recursos para recuperação ambiental, reassentamento de famílias e indenizações. Dúvidas relacionadas à elegibilidade para receber o PTR Pesca devem verificadas pelo endereço eletrônico: riodoce@mpa.gov.br.

Da Agência Rádio Gov, em Brasília, José Carlos Andrade