Governo reconhece situação de emergência em 11 cidades do RS após fortes chuvas
Reconhecimento federal permite que os municípios afetados pelos temporais de junho solicitem recursos para ações de defesa civil.
07/07/2025
|
15:25
compartilhar notícia
Ouça na íntegra:
Download
transcrição

O Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MDR) reconheceu, nesta segunda-feira (7), a situação de emergência em 11 cidades do Rio Grande do Sul atingidas por fortes chuvas em junho. A medida, publicada no Diário Oficial da União, autoriza as prefeituras a solicitarem recursos federais para ações de socorro e assistência à população.

Estão na lista os municípios de Agudo, Faxinal do Soturno, General Câmara, Itaara, Liberato Salzano, Manoel Viana, Pinheiro Machado, Santa Maria, São João do Polêsine, Trindade do Sul e Santa Cruz do Sul. Com o reconhecimento, podem ser solicitados itens como cestas básicas, água potável, kits de limpeza e de higiene, além de refeições para equipes de trabalho.

Segundo informações do MDR, o Rio Grande do Sul já soma 358 reconhecimentos de emergência vigentes este ano, sendo a maioria por estiagem. As solicitações devem ser feitas pelas prefeituras no Sistema Integrado de Informações sobre Desastres, o S2iD. A liberação dos recursos depende da análise dos planos de trabalho enviados à Defesa Civil Nacional.

Para agilizar o processo, o governo federal oferece cursos on-line voltados a agentes municipais e estaduais, com orientações sobre o uso correto da plataforma e elaboração dos pedidos de apoio no site do MDR.

Da Agência Rádio Gov, em Brasília, Claudimário Carvalho.