O Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MDR) reconheceu, nesta segunda-feira (7), a situação de emergência em 11 cidades do Rio Grande do Sul atingidas por fortes chuvas em junho. A medida, publicada no Diário Oficial da União, autoriza as prefeituras a solicitarem recursos federais para ações de socorro e assistência à população.
Estão na lista os municípios de Agudo, Faxinal do Soturno, General Câmara, Itaara, Liberato Salzano, Manoel Viana, Pinheiro Machado, Santa Maria, São João do Polêsine, Trindade do Sul e Santa Cruz do Sul. Com o reconhecimento, podem ser solicitados itens como cestas básicas, água potável, kits de limpeza e de higiene, além de refeições para equipes de trabalho.
Segundo informações do MDR, o Rio Grande do Sul já soma 358 reconhecimentos de emergência vigentes este ano, sendo a maioria por estiagem. As solicitações devem ser feitas pelas prefeituras no Sistema Integrado de Informações sobre Desastres, o S2iD. A liberação dos recursos depende da análise dos planos de trabalho enviados à Defesa Civil Nacional.
Para agilizar o processo, o governo federal oferece cursos on-line voltados a agentes municipais e estaduais, com orientações sobre o uso correto da plataforma e elaboração dos pedidos de apoio no site do MDR.
Da Agência Rádio Gov, em Brasília, Claudimário Carvalho.