Indenização do "Brasil Beneficiado" é falsa, alerta CGU
Golpistas falam em valores de até R$ 13 mil; Governo Federal, no entanto, alerta que essa ação não existe e que a Controladoria-Geral da União não está pagando nenhum benefício em dinheiro.
04/07/2025
|
15:53
compartilhar notícia
Ouça na íntegra:
Download
transcrição

A Controladoria-Geral da União (CGU) alerta para golpes na internet. Estão circulando anúncios falsos que prometem suposta indenização do programa "Brasil Beneficiado". Os golpistas falam em valores de até R$ 13 mil. O Governo Federal, no entanto, alerta que essa ação não existe. A CGU também reforça que não está pagando nenhum benefício em dinheiro.

Os criminosos criam sites falsos que imitam páginas oficiais. A primeira dica do Governo Federal é procurar a informação no site oficial do órgão ou utilizar o Portal Gov.br.

Para denunciar os golpes, também é válido anotar o link e tirar prints das telas, além de registrar um boletim de ocorrência na polícia local. É possível denunciar, ainda, pelo site falabr.cgu.gov.br, clicando no ícone de denúncia e preenchendo os dados.

Quem comete fraudes eletrônicas está sujeito a pena de reclusão de até oito anos e multa. Se a vítima for idosa ou vulnerável, a pena pode aumentar.

Com supervisão de Ana Gabriella Sales, da Agência Rádio Gov, em Brasília, Estefania Lima.