Neste sábado, 5 de julho, 45 hospitais universitários em todo o Brasil vão realizar mais de 10 mil atendimentos gratuitos à população pelo Sistema Único de Saúde. A ação, chamada de Dia E, é uma parceria entre os ministérios da Educação e da Saúde, com coordenação da Ebserh – a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares.
De acordo com o Ministério da Educação, vão ser feitos atendimentos de 1.100 cirurgias, 1.300 consultas e quase 8 mil exames em áreas como Cardiologia, Ortopedia, Oftalmologia e Saúde da Mulher. O objetivo é reduzir as filas de espera por procedimentos eletivos no SUS.
Mais de dois mil profissionais estão envolvidos, incluindo médicos, técnicos e estudantes. Eles devem reforçar tanto o atendimento humanizado quanto a formação de futuros profissionais da saúde.
Entre os exames e cirurgias a serem realizados estão ultrassonografias, mamografias, eletrocardiogramas, exames ginecológicos e cirurgias de catarata e varizes.
O mutirão Dia E faz parte do programa “Agora Tem Especialistas”. Para o governo, a iniciativa fortalece o papel dos hospitais universitários como centros de referência e apoio à população.
Para saber mais ou buscar atendimento, consulte o hospital universitário da sua região.
Com supervisão de Lucilly Araújo, da Agência Rádio Gov, em Brasília, Estefânia Lima