A Aldeia Inhaã-bé, em Manaus, agora conta com o Cine Aldeia, o primeiro cinema em aldeias indígenas da região Norte, que busca a inclusão dos povos indígenas no setor audiovisual. No dia 2 de março a entrega do Oscar será transmitida ao vivo no Cine Aldeia. Antes da cerimônia, está programado um “ritual da vitória”, na torcida pela conquista do prêmio pelo filme Ainda Estou Aqui, indicado em três categorias.
Em Goiás, o Cine Sibasolly, em Anápolis, é o primeiro cinema público da cidade, e oferece sessões gratuitas e eventos culturais. O recurso de R$ 121 mil foi utilizado para a adequação do espaço, com 55 lugares. Já no Rio Grande do Sul, o projeto itinerante RodaCine, foi retomado, após 10 anos, e agora leva filmes e ações formativas a diversas cidades do interior.
Todas as realizações, segundo o Ministério da Cultura, foram viabilizadas pela Lei Paulo Gustavo. Estados, Distrito Federal e municípios utilizaram 95% dos recursos recebidos, o que corresponde a R$ 3,9 bilhões para a execução de ações e projetos culturais em todo o país.
Da Agência Rádio Gov, em Brasília, Claudimário Carvalho