O governo federal entregou no Ceará, na última quarta-feira (16), a maior fazenda da história do Programa Nacional de Crédito Fundiário. Localizada em Chorozinho, a Fazenda Uruanan tem 10.400 hectares e vai beneficiar 595 famílias, além de 18 associações e uma cooperativa. A aquisição foi feita com investimento de R$ 55,5 milhões, numa parceria entre o Ministério do Desenvolvimento Agrário e o governo estadual.
De acordo com dados do Ministério, a área era ocupada há mais de 20 anos por trabalhadores rurais e pertencia à antiga Companhia Industrial de Óleos do Nordeste. Agora, com as escrituras em mãos, os beneficiários se tornam donos da terra e passam a fazer parte de um dos maiores projetos de reforma agrária da atualidade.
Durante o evento, foi lançado o Plano Safra da Agricultura Familiar 2025/2026 e anunciado o repasse de R$ 200 milhões do Fundo de Terras para o Banco do Nordeste operar o Crédito Fundiário na região. Também foi firmado um protocolo com a Ceasa-CE para ampliar a participação da agricultura familiar no abastecimento alimentar.
De acordo com o governo federal, entre 2023 e 2025, o programa já entregou mais propriedades e liberou mais créditos do que em todo o período de 2019 a 2022.
Da Agência Rádio Gov, em Brasília, Claudimário Carvalho.