Mais de 3 mil médicos iniciam atendimento pelo Mais Médicos
Profissionais vão atuar em 1.618 municípios e 26 Distritos Sanitários Especiais Indígenas.
02/07/2025
|
17:17
compartilhar notícia
Ouça na íntegra:
Download
transcrição

Mais de três mil médicos selecionados no Programa Mais Médicos iniciaram as atividades nesta quarta-feira (2). Os profissionais vão atuar em 1.618 municípios e 26 Distritos Sanitários Especiais Indígenas. São 3.065 médicos nas Equipes de Saúde da Família. E 108 profissionais nos distritos indígenas. De acordo com o Ministério da Saúde, o objetivo é reforçar a atenção primária e garantir atendimento em regiões remotas e mais vulneráveis.

A etapa de chegada nos locais de trabalho vai até 7 de julho para médicos formados no Brasil com registro no CRM, o Conselho Regional de Medicina. Já os médicos brasileiros formados no exterior vão participar, a partir de 4 de agosto, do Módulo de Acolhimento e Avaliação. Esse módulo é um treinamento específico para situações de urgência, emergência e doenças mais comuns nas regiões de atuação.

Segundo o ministério, a prioridade é atender regiões com menor número de profissionais e maior vulnerabilidade social. Por esse motivo, a maior parte das vagas do edital foi para cidades de pequeno porte.

O programa já conta com quase 25 mil profissionais em mais de 4 mil municípios. A meta do governo federal é alcançar 28 mil médicos para garantir atendimento a mais de 63 milhões de brasileiros.

Com supervisão de Diego Freitas, da Agência Rádio Gov, em Brasília, Estefania Lima.