O programa Minha Casa, Minha Vida entregou 1.876 moradias, nesta sexta-feira (1º), em seis cidades brasileiras. As unidades foram distribuídas entre os municípios de Pojuca e Paulo Afonso, na Bahia, Horizonte, no Ceará, Açailândia, no Maranhão, Teresina, no Piauí, e Chapada de Areia, no Tocantins.
As obras estavam paradas até janeiro de 2023 e foram retomadas com recursos do Novo Programa de Aceleração do Crescimento (Novo PAC), em parceria com os estados.
O investimento federal foi de R$ 168,5 milhões. A Casa Civil destacou que 87 mil moradias estavam abandonadas no país, e que a meta é contratar 3 milhões até o fim de 2026.
O novo ciclo do programa prevê a contratação de 110 mil novas unidades habitacionais urbanas, com prioridade para municípios com mais de 50 mil habitantes.
Também foram autorizadas 580 unidades nas modalidades Rural e Entidades, voltadas para famílias de baixa renda e populações em áreas rurais. Desde 2023, mais de 124 mil moradias dessas categorias já foram selecionadas em todo o país.
Da Agência Rádio Gov, em Brasília, Márcia Dias