MDHC e Instituto Mauricio de Sousa lançam gibi para combater etarismo
Parceria entre MDHC e Instituto Mauricio de Sousa traz história de Xabéu e Dona Xepa para conscientizar crianças e adolescentes sobre respeito aos idosos.
27/03/2025
|
10:24
compartilhar notícia
Ouça na íntegra:
Download
transcrição

O Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC) e o Instituto Mauricio de Sousa lançaram, nesta quarta-feira (26), um gibi inédito da Turma da Mônica sobre a relação entre diferentes gerações. A história, protagonizada por Xabéu e a avó, Dona Xepa, busca sensibilizar crianças e adolescentes sobre o respeito às pessoas idosas e o combate à discriminação etária.

O evento de lançamento ocorreu em Brasília (DF) e contou com a presença da ministra Macaé Evaristo, além de alunos, professores e idosos da comunidade local. A publicação, disponível em versões impressa e digital, em português e espanhol, busca estimular o diálogo entre diferentes gerações e incentivar uma cultura de valorização do envelhecimento.

Na trama, Xabéu e Dona Xepa embarcam em uma jornada de aprendizado sobre o envelhecimento, enfrentando desafios geracionais e preconceitos. O gibi mostra como estereótipos sobre a velhice impactam a dignidade e a saúde dos idosos, trazendo reflexões importantes para o público jovem.

A versão digital da revista pode ser acessada gratuitamente no site oficial do ministério: gov.br/mdh.

Da Agência Rádio Gov, em Brasília, Lucilly Araújo