O Ministério da Educação (MEC) anunciou a instalação do novo campus da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) no município de Lucas do Rio Verde. A instituição deve começar a funcionar em março de 2026. A estrutura atende a uma demanda da comunidade. Para ter acesso à educação pública, as pessoas precisavam ir para outros municípios e estados.
Com recursos do Novo Programa de Aceleração do Crescimento (Novo PAC), o MEC vai investir mais de R$ 5 bilhões na educação superior. Os recursos são destinados à consolidação e à expansão das universidades. Os hospitais universitários federais também vão ser contemplados por meio dessa ação. Com o montante, dez campus universitários e oito novas unidades hospitalares nas cinco regiões do país vão ser criados.
Na UFMT, mais de R$ 17 milhões vão ser destinados à construção de estruturas acadêmicas necessárias à consolidação de cursos nas unidades de Cuiabá, Sinop e Várzea Grande. Nas localidades, vão construídos complexos esportivos, salas de aula e bibliotecas.
Da Agência Rádio Gov, em Brasília, José Carlos Andrade