Redes de ensino, escolas e estudantes com os melhores resultados na educação básica vão ser reconhecidos e premiados pelo Ministério da Educação. O Prêmio MEC da Educação Brasileira foi regulamentado por portaria publicada nesta quarta-feira (6) no Diário Oficial da União (DOU).
Ao todo, serão oito categorias de premiação: educação infantil, alfabetização, anos iniciais e finais do ensino fundamental, ensino médio, educação em tempo integral, educação profissional e também o Enem.
Além de troféus, o prêmio inclui valores em dinheiro. Unidades escolares podem receber até R$ 100 mil. Já municípios e estados premiados podem ganhar até R$ 500 mil reais. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Anísio Teixeira, o Inep, é o órgão responsável por analisar os dados e indicar os vencedores.
De acordo com o MEC, a premiação busca incentivar o cumprimento das metas do Plano Nacional de Educação, que foi prorrogado até o fim de 2025.
Os vencedores da edição deste ano vão ser anunciados na próxima segunda-feira, dia 11, em solenidade no Palácio do Planalto, em Brasília.
Para mais informações, acesse gov.br/mec.
Com supervisão de Ana Gabriella Sales, da Agência Rádio Gov, em Brasília, Estefania Lima.