Presidente Lula institui Política Nacional Integrada da Primeira Infância
Medida busca garantir prioridade absoluta às crianças no acesso a direitos e serviços públicos, com foco na redução de desigualdades e na promoção de oportunidades desde os primeiros anos de vida.
06/08/2025
|
14:44
compartilhar notícia
Ouça na íntegra:
Download
transcrição

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva assinou o decreto que cria a Política Nacional Integrada da Primeira Infância. O objetivo, segundo o Ministério da Educação, é garantir prioridade total às crianças de até seis anos em ações do governo, com mais acesso a serviços de saúde, educação, assistência social e proteção.

Ainda de acordo com a pasta, a nova política busca reduzir desigualdades desde os primeiros anos de vida. Isso significa, na prática, mais creches, mais apoio para famílias, e maior cuidado com o desenvolvimento infantil em todo o país.

A política envolve ainda outras pastas do governo e vai ser colocada em prática junto com estados e municípios. O plano prevê ações integradas para proteger crianças contra a violência, garantir educação infantil de qualidade, atendimento na saúde e apoio social às famílias.

Pelo decreto, será definida a integração de informações e comunicação, em que as famílias vão ter acesso mais fácil às informações e aos serviços disponíveis.

De acordo com o governo, a política será acompanhada por um plano estratégico, com metas claras e avaliação constante, para garantir que os resultados cheguem às crianças e às comunidades.

Da Agência Rádio Gov, em Brasília, Lucilly Araújo