A Receita Federal já recebeu, até as 10h da manhã desta segunda-feira (31), mais de cinco milhões de declarações do Imposto de Renda da Pessoa Física 2025. A previsão é que mais de 46 milhões de declarações sejam enviadas até o fim do prazo, dia 30 de maio.
De acordo com o órgão, a declaração deste ano traz novidades. Uma delas é que contas bancárias no exterior foram incluídas na declaração pré-preenchida, e rendimentos externos agora vão ser tributados anualmente em 15%.
A outra diz respeito ao limite de rendimentos tributáveis, que subiu para R$ 33.888; o limite de receita bruta para atividade rural teve aumento superior a 10%.
O governo federal lembra que as restituições vão ser pagas em cinco lotes, nos meses entre maio e setembro. Idosos, pessoas com deficiência, professores e quem optar pelo Pix ou pela declaração pré-preenchida vão ter prioridade no recebimento.
Os contribuintes podem acessar informações detalhadas na página Meu Imposto de Renda, no site oficial da Receita Federal.
Da Agência Rádio Gov, em Brasília, Lucilly Araújo