O Ministério da Saúde vai enviar 1 milhão de doses extras da vacina tríplice viral para o estado do Rio de Janeiro. A nova distribuição vai garantir uma ação específica para bloqueio do sarampo entre a população de 6 meses a 59 anos de idade.
Os municípios prioritários para a imunização de bloqueio são Duque de Caxias, Mesquita, Belford Roxo, Nilópolis, Nova Iguaçu, Rio de Janeiro, Itaboraí, São Gonçalo e Niterói.
O planejamento foi definido após o registro de dois casos em São João de Meriti, na Baixada Fluminense.
A estratégia vai ser realizada em três etapas, e a primeira começa no sábado, dia 7 de abril, com foco em escolas e creches, serviços de saúde, rede de turismo, trabalhadores de transporte individual e coletivo, forças de segurança e pessoas em situação de rua.
A segunda etapa está prevista para o final de abril em universidades, escolas de ensino técnico e trabalhadores da saúde. A terceira e última etapa deve iniciar até a segunda semana de maio com prioridade para pontos volantes de vacinação, locais públicos e de grande movimentação, estações e terminais, áreas comerciais e praças públicas.
Da Agência Rádio Gov, em Brasília, José Carlos Andrade