O Ministério da Saúde divulgou novas ações do programa Agora Tem Especialistas para reduzir a escassez de profissionais na Atenção Especializada do Sistema Único de Saúde, o SUS. Foram abertas mais de 1,7 mil bolsas de aprimoramento para médicos especialistas e mil novas vagas de residência multiprofissional em áreas como saúde da mulher, oncologia e reabilitação.
A primeira seleção prevê 635 vagas com início das atividades já em setembro. Os médicos vão atuar na rede pública com 16 horas semanais de prática assistencial e quatro horas de atividades educacionais. O curso dura 12 meses e oferece bolsa de cerca de R$ 10 mil. As demais 1.143 oportunidades serão direcionadas para cadastro reserva.
Os candidatos devem ser titulados pela Associação Médica Brasileira (AMB) ou certificados pela Comissão Nacional de Residência Médica (CNRM). As inscrições abrem no dia 28 de julho pela plataforma UNA-SUS.
Além disso, o ministério vai destinar quase R$ 110 milhões até 2026 para incentivar as preceptorias médica e multiprofissional. A pasta também anunciou o reconhecimento do Registro de Qualificação de Especialista como critério para ingresso em subespecialidades e a criação de uma segunda entrada na residência médica ainda neste ano.
O programa Agora Tem Especialistas também reforça a formação em oncologia com trilhas educacionais práticas, supervisionadas e bolsa-formação para médicos residentes.
Da Agência Rádio Gov, em Brasília, Dilson Santa Fé