Secex: exportações ampliam empregos em empresas brasileiras
Levantamento mostra que companhias que passam a exportar aumentam em média 37,6% o número de trabalhadores formais. O levantamento indica que, mesmo sem variação significativa no salário médio, a massa salarial total cresce mais entre as exportadoras.
05/09/2025
|
15:25
compartilhar notícia
Ouça na íntegra:
Download
transcrição

Um estudo da Secretaria de Comércio Exterior, a Secex, do Ministério do Desenvolvimento, divulgado nesta sexta-feira (5), aponta que a entrada no mercado internacional tem efeito direto na geração de empregos. A análise, feita com dados de mais de três mil empresas da agropecuária e das indústrias extrativa e de transformação, mostra que as exportadoras ampliam em média 37,6% o quadro de funcionários.

O levantamento indica que, mesmo sem variação significativa no salário médio, a massa salarial total cresce mais entre as exportadoras, já que contratam mais pessoas. Entre 2011 e 2018, trabalhadores que permaneceram nessas empresas tiveram aumento médio de 31,9%, superior ao das companhias que não exportam.

Na pesquisa, a Secex conclui, através dos dados, que exportar fortalece o mercado de trabalho, gera impacto duradouro e confirma a importância de políticas de incentivo à internacionalização das empresas brasileiras.

Da Agência Rádio Gov, em Brasília, Claudimário Carvalho.