A ANS, Agência Nacional de Saúde Suplementar, apoia a campanha Janeiro Branco sobre a importância dos cuidados com a saúde mental e emocional. A iniciativa foi criada em 2014 pelo psicólogo, palestrante e escritor mineiro Leonardo Abrahão. Hoje, segundo a Agência, a campanha é um marco no calendário brasileiro e, desde 2023, é reconhecida oficialmente como lei federal.
Neste ano, o tema é: “O que fazer pela saúde mental agora e sempre?”. A ideia é estimular pessoas, famílias, empresas e instituições públicas e privadas a apoiarem ações concretas que coloquem a saúde mental como prioridade coletiva.
A escolha pelo primeiro mês do ano está atrelada ao significado de recomeço e a cor branca remete a uma folha de papel ou tela em branco, trazendo a oportunidade de escrever uma nova história.
A OMS (Organização Mundial da Saúde) destaca que a depressão e a ansiedade aumentaram mais de 25% no primeiro ano da pandemia de Covid-19. Um estudo epidemiológico do Ministério da Saúde revela que, em média, 15,5% da população brasileira pode sofrer depressão ao menos uma vez ao longo da vida.
Desde 2004, a ANS incentiva as operadoras de planos de saúde a desenvolverem programas de promoção da saúde e prevenção de riscos de doenças, incluindo a área de saúde mental. Atualmente, há 17 programas específicos nesta área de atenção aprovados pela Agência.
Mais informações sobre a campanha estão disponíveis em janeirobranco.org.br