Brasileiras avançam e fazem história no Mundial de Ginástica Rítmica
Geovanna Santos e Bárbara Domingos garantem vaga inédita na final do individual geral, com apoio do Bolsa Atleta e da torcida em casa.
22/08/2025
|
12:40
compartilhar notícia
Ouça na íntegra:
Download
transcrição

O Brasil vive um momento histórico no Mundial de Ginástica Rítmica, no Rio de Janeiro, segundo o Ministério do Esporte. Pela primeira vez, duas atletas brasileiras vão disputar a final do individual geral da competição. Geovanna Santos, a Jojô, terminou a classificatória na 13ª posição, somando 83.500 pontos. Já Bárbara Domingos, a Babi, ficou em 15º lugar, com 82.500 pontos.

As duas superaram mais de cem concorrentes de 77 países e agora enfrentam as 18 melhores ginastas do planeta na grande decisão desta sexta-feira (22).

Segundo o Ministério, o desempenho reflete o avanço da modalidade no Brasil. Desde 2012, a ginástica já recebeu mais de R$ 17 milhões em investimentos, além de apoio direto do Bolsa Atleta, que beneficia as duas competidoras.

A final do individual geral abre a programação desta sexta-feira. No sábado (23), será a vez dos conjuntos e, no domingo (24), as finais por aparelhos encerram o Mundial, que reúne delegações de 77 países no Rio de Janeiro.

Da Agência Rádio Gov, em Brasília, Claudimário Carvalho.