O programa ‘Da Terra à Mesa Brasil’, iniciativa do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) para fortalecer a agricultura familiar e promover a transição agroecológica no país, registrou número recorde de inscrições.
Mais de 600 propostas foram apresentadas por organizações da sociedade civil de todas as regiões do país para participar do edital.
A chamada pública vai destinar até R$ 100 milhões a projetos voltados à produção sustentável de alimentos, formação técnica e incentivo à adoção de práticas agrícolas sustentáveis.
A maior parte das propostas veio do Nordeste, que concentrou quase metade das inscrições. Na sequência estão Sudeste, Norte, Centro-Oeste e Sul. Os projetos foram divididos em quatro áreas prioritárias: sistemas agroflorestais, manejo agroecológico de animais, bioinsumos e sementes crioulas.
A ação integra o programa Da Terra à Mesa, ligado ao Plano Safra da Agricultura Familiar 2025/2026. O objetivo do governo federal é estruturar cadeias produtivas que garantam alimentos saudáveis para a população e gerem renda no campo com base em práticas sustentáveis.
As propostas estão em fase de análise técnica. O resultado preliminar vai ser divulgado nos próximos dias. Mais informações sobre o edital, cronograma e documentos estão disponíveis no site gov.br/mda.
Da Agência Rádio Gov, em Brasília, Lucilly Araújo