Em declaração à imprensa, Lula reforça parceria do Brasil com a Nigéria
Durante visita oficial do presidente da Nigéria, Bola Tinubu, Lula destacou o compromisso de retomar a parceria com a África, fortalecendo a cooperação econômica e cultural. O presidente destacou que a troca de tecnologia agrícola pode ajudar tanto brasileiros quanto nigerianos a produzir mais alimentos a preços acessíveis.
25/08/2025
|
14:36
compartilhar notícia
Ouça na íntegra:
Download
transcrição

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva recebeu, em Brasília, nesta segunda-feira (25), o presidente da Nigéria, Bola Tinubu. Durante o encontro, os dois países firmaram novos acordos em áreas como agricultura, segurança, comércio, turismo e ciência.

Isso pode significar mais oportunidades de negócios para empresas brasileiras, maior geração de empregos e novos investimentos em setores que afetam diretamente o dia a dia da população — como alimentos, energia e transporte.

Um dos anúncios apresentados pelo presidente Lula durante a cerimônia de assinatura de atos, que ocorreu no Palácio do Planalto, em Brasília, foi a criação de um voo direto entre Lagos, na Nigéria, e São Paulo, o que deve ampliar o turismo, baratear custos logísticos e facilitar exportações e importações.

Segundo Lula, o Brasil tem o compromisso de retomar a parceria com a África, fortalecendo a cooperação econômica e cultural. Ele destacou que a troca de tecnologia agrícola pode ajudar tanto brasileiros quanto nigerianos a produzir mais alimentos a preços acessíveis.

Outro ponto importante anunciado foi a cooperação na área ambiental e de segurança. O Brasil pretende atuar junto à Nigéria no combate ao crime organizado e também em ações para enfrentar as mudanças climáticas e preservar florestas tropicais.

Da Agência Rádio Gov, em Brasília, Lucilly Araújo