De acordo com informações do Ministério das Comunicações, 128 regiões de difícil acesso e trechos de rodovias em 20 estados vão receber internet móvel e telefonia. A ação será viabilizada por um novo leilão reverso, lançado na segunda-feira (7), com R$ 89 milhões em recursos. O objetivo é instalar antenas e cumprir metas de inclusão digital no país.
O edital seleciona empresas para operar em áreas sem sinal de celular ou internet. As vencedoras serão aquelas que aceitarem executar o serviço pelo menor custo. O leilão acontece no dia 12 de agosto. Entre os estados beneficiados estão Amapá, Maranhão, Piauí, Pará, Minas Gerais, Bahia e Rio Grande do Sul.
As instalações vão melhorar a cobertura 4G e 5G em regiões que hoje não têm qualquer acesso. Segundo o Ministério, a iniciativa faz parte de uma política pública voltada à inclusão digital em locais onde a rede ainda não chega.
Essa é a terceira edição do leilão reverso. Nas anteriores, foram investidos R$ 160 milhões em projetos semelhantes. A meta, segundo as Comunicações, é usar todo o saldo disponível do antigo leilão da faixa de 700 MHz, realizado em 2014, e conectar mais brasileiros ao sistema digital de TV, telefonia móvel e internet.
Da Agência Rádio Gov, em Brasília, Claudimário Carvalho.