Presidente Lula e premiê da Índia firmam acordos e falam à imprensa
O presidente Lula recebeu, nesta terça-feira (8), o primeiro-ministro da Índia, Narendra Modi. Os líderes realizaram a reunião no Palácio do Alvorada, em Brasília. Ao fim do encontro, Lula e Modi fizeram uma declaração à imprensa. Lula reforçou a importância da parceria estratégica entre os dois países e destacou os impactos práticos dessa relação para o dia a dia dos brasileiros.
08/07/2025
|
15:50
compartilhar notícia
Ouça na íntegra:
Download
transcrição

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva recebeu, no Palácio da Alvorada, nesta terça-feira (8), o primeiro-ministro da Índia, Narendra Modi. Os líderes realizaram a reunião na residência oficial da Presidência, em Brasília. Brasil e Índia estão entre os fundadores do bloco que reúne países de economias emergentes.

Ao fim do encontro, Lula e Modi fizeram uma declaração à imprensa. Lula reforçou a importância da parceria estratégica entre os dois países e destacou os impactos práticos dessa relação para o dia a dia dos brasileiros.

Entre os pontos de destaque está a cooperação histórica na pecuária: 90% do rebanho zebuíno brasileiro tem origem genética indiana. Lula mencionou um novo acordo entre a Embrapa e instituições indianas, que, segundo ele, promete impulsionar ainda mais a inovação na produção de alimentos.

Em seu discurso, o presidente brasileiro também anunciou a ampliação de acordos na área da saúde, com projetos conjuntos de desenvolvimento de vacinas e medicamentos, e em energia limpa. E disse que o Brasil tem interesse em trazer o modelo indiano de infraestrutura digital pública, além de abrir um centro de excelência em tecnologia.

Na área de segurança, foi assinado entre Brasil e Índia um acordo de combate ao terrorismo e ao crime organizado. Segundo o presidente, a Polícia Federal terá agora um adido permanente em Nova Délhi.

Lula ainda celebrou a abertura do mercado indiano para o frango e o algodão brasileiros e reforçou a meta de triplicar o comércio entre os dois países.

Da Agência Rádio Gov, em Brasília, José Carlos Andrade