O Ministério do Turismo informou que o turismo doméstico ganhou força dentro do país em 2024 e liderou a movimentação do setor. 60% dos embarques foram operados por empresas filiadas à Associação Brasileira das Operadoras de Turismo (Braztoa). Foram quase 6 milhões de passageiros em viagens nacionais, o que representa cerca de 31 mil aviões lotados. O faturamento passou de R$ 5 bilhões.
Segundo o Turismo, esse crescimento mostra que o brasileiro está redescobrindo o próprio país. Viagens a lazer, passeios curtos e deslocamentos regionais estão entre os principais motivos das viagens. A região Nordeste se destacou como destino mais procurado, com 44% dos embarques. O Sudeste aparece em segundo, seguido pelas regiões Sul, Centro-Oeste e Norte. Já os parques temáticos, como Beto Carrero e Beach Park, lideraram a lista de atrações mais vendidas.
Segundo informações do governo federal, para ajudar a manter o fluxo turístico no país, existe o programa “Conheça o Brasil”, que promove a mobilidade e busca facilitar o acesso a viagens no Brasil, de modo a gerar empregos e renda para as comunidades locais. O programa conta com a parceria da Associação Brasileiras das Empresas Aéreas (ABEAR), para facilitar o acesso aos voos turísticos.
Da Agência Rádio Gov, em Brasília, Claudimário Carvalho.