O IBGE divulgou nessa quarta-feira (4) o resultado da Pesquisa Industrial Mensal referente ao mês de julho. De acordo com o levantamento, a produção da indústria nacional teve alta de 6,1 por cento na comparação com julho do ano passado.
Já na comparação com junho, houve recuo de 1,4%. O resultado de julho se deve ao fato de 21 dos 25 ramos industriais pesquisados terem apresentado aumento na produção. Entre eles, se destacam o ramo de móveis, com crescimento de quase 27 por cento. Outro destaque da pesquisa do IBGE foi o desempenho do setor automotivo, que tem anunciado o aumento nos investimentos e a criação de novas fábricas, a partir de incentivos do governo federal.
Quando comparada ao desempenho de junho, a fabricação de veículos, reboques e carrocerias cresceu 12 por cento. O resultado da pesquisa industrial de julho reflete o resultado do Produto Interno Bruto, que cresceu 1,4% no segundo trimestre deste ano, puxado pelos investimentos no setor e pelo aumento do consumo das famílias brasileiras.
Da Agência Rádio Gov, em Brasília, Luciano Seixas.