Se você trabalha com turismo, atenção: o Ministério do Turismo prorrogou até 31 de agosto o prazo de inscrições para o Mapa Brasileiro do Turismo Responsável. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pela internet.
A iniciativa, feita em parceria com a Universidade Federal do Rio Grande do Norte, busca reconhecer projetos que valorizam a cultura, a diversidade e a sustentabilidade no setor.
Podem participar gestores públicos, empreendedores, comunidades e destinos turísticos que desenvolvem práticas como turismo acessível, etnoturismo, inclusão social, segurança e preservação ambiental.
Para o cidadão, isso significa dar mais visibilidade a experiências que geram renda para comunidades locais, ampliam a participação de mulheres, jovens e povos tradicionais, além de incentivar um turismo mais sustentável para visitantes e moradores. O resultado vai ser divulgado em 31 de outubro.
Segundo o Ministério do Turismo, o objetivo é fortalecer políticas públicas e mostrar como o turismo pode ser uma ferramenta de desenvolvimento, inclusão e cuidado com o patrimônio cultural e natural do Brasil.
Mais informações e o link de inscrição estão disponíveis na plataforma gov.br/turismo
Da Agência Rádio Gov, em Brasília, Lucilly Araújo