O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, assinou nesta quarta-feira (27), no Palácio do Planalto, o decreto que regulamenta a TV 3.0, a nova geração da televisão aberta e gratuita no Brasil. O sistema moderniza a radiodifusão, oferece qualidade superior de som e imagem, amplia a interatividade e integra os canais com a internet.
A fase de preparação será concluída em 2025, e as primeiras transmissões devem começar no primeiro semestre de 2026 nas grandes capitais. A expansão para todo o território nacional deve levar até 15 anos.
Com investimento inicial de R$ 7,5 milhões, a TV 3.0 vai permitir a entrada de novos radiodifusores, para tornar o setor mais democrático e acessível. Além do entretenimento, a tecnologia deve servir como ponto de acesso a serviços públicos digitais e de inclusão social.
Segundo o Governo, o novo sistema brasileiro vai adotar o padrão ATSC 3.0, considerado um dos mais avançados do mundo. A plataforma também vai garantir espaço para emissoras públicas, como TV Brasil, TV Senado, TV Câmara e TV Justiça, e vai reunir aplicativos com conteúdos e serviços de interesse da população.
Com a TV 3.0, o telespectador terá acesso gratuito a imagens em 4K e até 8K, som de cinema e novos recursos interativos.
Da Agência Rádio Gov, em Brasília, Claudimário Carvalho.