TV 3.0 vai integrar serviços digitais ao sinal aberto
Nova geração da televisão aberta terá acesso a mais de 12 mil serviços públicos disponíveis no GOV.BR.
28/08/2025
|
09:04
compartilhar notícia
Ouça na íntegra:
Download
transcrição

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva assinou nessa quarta-feira (27) o decreto que regulamenta a TV 3.0. A nova tecnologia da televisão aberta e gratuita vai permitir integração com a internet e acesso a mais de 12 mil serviços públicos digitais, incluindo 4.600 federais e mais de 8.700 estaduais e municipais.

O decreto institui a Plataforma Comum de Comunicação Pública e Governo Digital, que vai reunir conteúdos de comunicação pública e informações oficiais. A ferramenta vai possibilitar interatividade com o cidadão, centralizando serviços e aplicações de diferentes Poderes no catálogo de aplicativos da TV 3.0.

O sistema vai trazer mais qualidade de som e imagem, eficiência na transmissão e entrada de novos radiodifusores. Ao todo, foram investidos R$ 7,5 milhões. As transmissões devem começar em 2026 nas capitais, com expansão para todo o país em até 15 anos.

Atualmente, a plataforma GOV.BR reúne mais de 170 milhões de usuários e concentra serviços como Meu INSS, Meu SUS Digital, Carteira de Trabalho Digital, Carteira Digital de Trânsito, Enem e Fies.

Da Agência Rádio Gov, em Brasília, Lademir Filippin