O presidente Luiz Inácio Lula da Silva recebeu nesta segunda-feira (18) o presidente do Equador, Daniel Noboa, no Palácio do Planalto, em Brasília. Foi a primeira visita de um líder equatoriano ao Brasil em quase 18 anos.
Lula disse que o encontro marca um recomeço das relações política, comercial, cultural e tecnológica entre os dois países. Os presidentes assinaram memorandos de entendimento em áreas como combate à fome e à pobreza, agricultura familiar, inteligência artificial e redução do desperdício de alimentos.
Brasil e Equador também reafirmaram o compromisso conjunto na transição energética e na proteção da Amazônia. Lula destacou a COP30, que será realizada em novembro deste ano em Belém, como espaço para que a região lidere soluções globais.
Outro tema em destaque foi a segurança pública. Lula afirmou que os dois países devem atuar juntos contra o crime organizado. Por isso, o Brasil vai reabrir a adidância da Polícia Federal em Quito, capital do Equador, e ampliar a cooperação em investigações financeiras e combate ao contrabando.
No comércio bilateral, Lula ressaltou que há espaço para ampliar os negócios, mas defendeu maior equilíbrio. Em 2024, segundo o Planalto, a corrente de comércio entre os dois países somou US$ 1,1 bilhão, com superávit em favor do Brasil.
Daniel Noboa destacou que a América Latina deve ser vista como uma região única e trabalhar para se tornar uma potência.
Com supervisão de Diego Freitas, da Agência Rádio Gov, em Brasília, Estefania Lima.