Lula reforça expectativa de assinatura do acordo Mercosul-União Europeia
Presidente brasileiro conversou por telefone com Ursula von der Leyen e destacou a importância da parceria estratégica entre os blocos diante do cenário global. O acordo prevê a criação de um mercado de mais de 700 milhões de pessoas, equivalente a 26% do PIB global.
05/09/2025
|
13:10
compartilhar notícia
Ouça na íntegra:
Download
transcrição

O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, conversou nesta sexta-feira (5) com a presidenta da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen. Durante a ligação, que durou cerca de 20 minutos, Lula saudou o envio do acordo Mercosul-União Europeia ao Conselho Europeu e disse esperar que o tratado seja assinado ainda neste ano, durante a Cúpula do Mercosul no Brasil.

Segundo o Planalto, Lula defendeu que eventuais salvaguardas adotadas pela União Europeia respeitem os termos já pactuados e destacou que a parceria entre os blocos é estratégica em meio às incertezas do comércio internacional. O acordo prevê a criação de um mercado de mais de 700 milhões de pessoas, equivalente a 26% do PIB global.

Os dois líderes reafirmaram compromisso com o multilateralismo, com uma ordem internacional mais justa e com o enfrentamento da crise climática. Lula reforçou que a COP30, em Belém, será decisiva para cobrar compromissos concretos de descarbonização. Ursula von der Leyen reiterou o apoio da União Europeia à conferência.

Da Agência Rádio Gov, em Brasília, Claudimário Carvalho