O programa Mais Médicos garante assistência na atenção primária à saúde para mais de 67 milhões de brasileiros em todo o país, segundo informações do Ministério da Saúde. Atualmente, são 26,4 mil médicos atuando em 4,5 mil municípios, o dobro em relação a 2022.
A iniciativa ajudou a levar atendimento a áreas de difícil fixação de profissionais, como os Distritos Sanitários Indígenas, que hoje contam com mais de 650 médicos do programa. Mais de 75% dos municípios com até 52 mil habitantes também são atendidos.
O órgão divulgou que a presença de médicos aponta impacto direto na redução de agravos e internações, além de ganhos na formação dos próprios profissionais. Desde 2023, os participantes podem acessar especialização, mestrado e doutorado em Medicina de Família e Comunidade.
Criado em 2013, o Mais Médicos prioriza profissionais brasileiros, que hoje representam mais de 86% dos participantes. Em mais de uma década, o programa se consolidou como política para garantir o direito à saúde e reduzir desigualdades regionais.
Da Agência Rádio Gov, em Brasília, Claudimário Carvalho.