De acordo com informações do Ministério da Saúde, o primeiro mutirão do programa Agora Tem Especialistas em território indígena superou as expectativas no Amazonas. Em nove dias, entre 1º e 9 de agosto, foram feitos 14 mil atendimentos de saúde na aldeia Belém dos Solimões, em Tabatinga. O número é 12 vezes maior que os 1,2 mil inicialmente previstos. Povos Tikuna, Kokama, Kambeba e Kanamari foram beneficiados.
O Ministério divulgou que as equipes realizaram 182 cirurgias oftalmológicas, 1,9 mil consultas e mais de 11 mil exames e procedimentos, além da entrega de 651 óculos. No centro cirúrgico, montado dentro da aldeia, com todos os equipamentos, foram realizadas cirurgias de catarata, sem que os indígenas precisassem se deslocar para áreas urbanas.
O programa da Saúde em parceria com a AgSUS, busca reduzir filas por consultas, exames e cirurgias, levando equipes especializadas diretamente às comunidades. O atendimento busca se alinhar à cultura local, com uso de intérpretes e redes no pós-operatório.
De acordo com o órgão, a iniciativa é a primeira de uma série de cinco mutirões em aldeias da Amazônia, Acre e Mato Grosso. O segundo já acontece na Aldeia Morada Nova, no Médio Rio Solimões, com foco em oftalmologia, saúde da mulher e pediatria.
Da Agência Rádio Gov, em Brasília, Claudimário Carvalho.