O Ministério do Turismo divulgo que o turismo brasileiro fechou o primeiro semestre de 2025 em alta de 6,6% em comparação ao mesmo período do ano passado. Os dados são do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e mostram crescimento em 14 dos 17 estados analisados, com destaque para Rio de Janeiro, Bahia, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná e São Paulo.
O avanço foi puxado principalmente pelo transporte aéreo de passageiros, hospedagens, restaurantes e hotéis. Na comparação entre junho deste ano e o mesmo mês de 2024, a alta foi de 4,1%, mantendo 13 meses seguidos de resultados positivos.
Com base em dados do IBGE, de janeiro a maio, o setor faturou 90 bilhões de reais, maior valor desde o início da série histórica iniciada em 2012 pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP).
No turismo internacional, o Brasil recebeu quase 6 milhões de visitantes até julho, crescimento de 47% em relação ao ano passado. Só em julho, foram 620 mil turistas estrangeiros; segundo o Ministério, impulsionados pela promoção do país no exterior.
Da Agência Rádio Gov, em Brasília, Claudimário Carvalho.