Entidades sem fins lucrativos já podem apresentar propostas à Caixa Econômica Federal para a construção de quase 21 mil e 300 moradias do Minha Casa, Minha Vida – Entidades. As unidades vão ser financiadas pelo Fundo de Desenvolvimento Social (FDS) e distribuídas em todas as regiões do país.
O Nordeste vai ter o maior número, com quase 7.900 moradias, seguido do Sudeste, com 7.071 unidades. A seleção leva em conta critérios territoriais, sociais e de projeto, com prioridade para imóveis da União destinados pela Secretaria de Patrimônio da União (SPU).
O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) liberou 72 imóveis em todo o Brasil para a iniciativa, dentro do programa Imóvel da Gente. Eles têm potencial para cerca de 8 mil unidades habitacionais, o equivalente a 40% da meta prevista.
As propostas podem envolver aquisição de terrenos, produção de unidades novas ou requalificação de imóveis. A seleção vai ser feita pelo Ministério das Cidades (MCid), respeitando a ordem de hierarquização até o limite da meta de 2025.
Da Agência Rádio Gov, em Brasília, Lademir Filippin