O Ministério da Saúde está realizando a pesquisa nacional Vigitel por telefone. As ligações começaram em 24 de junho. De acordo com o Ministério, o objetivo da pesquisa é coletar dados sobre os hábitos de saúde da população brasileira. Além disso, as informações ajudam a identificar problemas de saúde e a planejar políticas públicas.
As entrevistas são feitas apenas para pessoas com 18 anos ou mais. As ligações são para celulares e telefones fixos. Quem atender vai ouvir perguntas simples e objetivas.
A participação é voluntária e todas as respostas são confidenciais. Nenhum dado como CPF ou RG é solicitado. A pesquisa segue as regras da Lei Geral de Proteção de Dados.
O Ministério da Saúde reforça que a pesquisa não é trote nem telemarketing. E que o objetivo é monitorar fatores de risco para doenças crônicas como diabetes, obesidade, câncer e hipertensão.
Nesta edição, a pesquisa também investiga o consumo de bebidas alcoólicas e o tabagismo. Outra novidade é que as entrevistas ocorrem não só nas capitais, mas também em cidades do interior e regiões metropolitanas.
Com supervisão de Ana Gabriella Sales, da Agência Rádio Gov, em Brasília, Estefania Lima.